Quer conhecer a Amazonia mas tem medo? Veja porque você deve viajar!

Como fazer uma viagem para a Amazônia sem medo

Viajar para a Amazônia é considerado uma aventura por muitos viajantes


Como fazer uma viagem para a Amazônia sem medo

Alguns viajantes acabam perdendo a coragem de conhecer a Amazônia por não saber exatamente o que vão encontrar por lá. Confesso que tenho medo de formigas (muito medo!!!) e estava um pouco apreensiva até chegar lá. Especialmente porque tinha lido em um blog que "formigas estão por toda parte" (o que é uma grande verdade, escrevi sobre isso em outro post). Aproveitei e fiz "terapia de contato", hehehehe.

Resolvi fazer essa série de posts contando sobre a viagem à Amazônia porque acredito (espero) que vou encorajar muitos viajantes a conhecer esse lugar tão fantástico.

Quando você pensa em "viagem para a Amazônia" pensa logo em um hotel de selva, mas optamos (eu e meu marido) por algo um pouco diferente: ficar em um barco, o Amazon Clipper Premium, que navega pelo Rio Negro, subindo em via fluvial até o arquipélago de Anavilhanas, que é um parque nacional.

Opção de ficar hospedado em um barco


A opção de fazer um cruzeiro pelo Amazon Clipper Premium nos permitiu uma experiência mais intimista com a floresta e também com os outros turistas, todos estrangeiros, que estavam a bordo.  Existe um outro  barco que também faz este trajeto, que é o Iberostar Grand Amazon - All inclusive


Viagem para a Amazonia, pelo Rio Negro
Nosso barco, Amazon Clipper Premium
O Amazon Clipper Premium não é um grande navio de cruzeiro, ele é um barco menor que comporta apenas 30 pessoas + a tripulação e os dois guias que nos acompanham nos passeios. Com uma excelente infra-estrutura, quartos com ar-condicionado, banheiro privativo, todas as janelas voltadas para fora, para você poder curtir bastante a paisagem da Amazônia, foi uma excelente experiência. Todo o conforto necessário para curtir os dias de férias na Amazonia.

Viagem para a Amazonia, pelo Rio Negro
Primeiras impressoes, navegando pra longe de Manaus

Sobre a comida no cruzeiro amazônico


As refeições são servidas em local fechado (para evitar bichos, obviamente), com ar condicionado e vista panorâmica para o rio e para a floresta, e  ao embarcar, cada passageiro recebe uma garrafa de água mineral, que pode ser enchida à vontade no filtro que fica à disposição no refeitório.

Beber bastante água é um cuidado importante, pois a hidratação é fundamental em um ambiente onde a temperatura gira em torno dos 30º C ou mais durante o dia, e com uma umidade relativa do ar que nunca cai abaixo de 80%. Se não fosse a brisa que vem pela navegação, seria uma sensação de sauna permanente.

A vantagem de estar em um barco é que quando ele está andando e você está no convés, o ventinho refresca bem e você não sente o calor tão fortemente.

Na Amazônia, a base da alimentação é bastante saudável, com muitos legumes, frutas e peixes. Para nós, brasileiros, não é muito diferente do que comemos no dia a dia. A alimentação a bordo é bastante variada, com muitas saladas, legumes, arroz, sempre havia um peixe e uma carne (para aqueles que não comem peixe). Agradou a todos. Tomamos até uma sopa de piranha, pescada naquela manhã.

Viagem para a Amazonia, pelo Rio Negro
As canoas que nos levariam para vários passeios

Sobre os passeios para conhecer a floresta


Os passeios de exploração e observação da natureza
são feitos em canoas motorizadas (como na foto acima), bastante confortáveis e seguras. O Rio Negro não tem mosquitos, porque sua água é muito ácida e quente, quase um "chá de folhas", por isso pudemos passear de shorts, camisetas e chinelos na maior parte do tempo, a única exceção foi a caminhada na floresta, onde a roupa precisava proteger um pouco mais. É claro que não deixamos de usar repelente, por via das dúvidas.

As paisagens são belíssimas, o nascer e o pôr do sol em um local em que não há nenhuma civilização em volta são muito relaxantes, e ver a imensidão da floresta e das águas é uma experiência que, se você nunca foi à Amazônia, não sabe o que é.

Viagem para a Amazonia, pelo Rio Negro
Pôr do sol no Rio Negro
Se você tem dúvidas ou curiosidades sobre como viajar para a Amazônia, deixe seu comentário aqui no blog.


Leia mais sobre minha viagem à Amazônia


>>> Melhor época para viajar para a Amazônia
>>> Como é fazer focagem de jacaré na Amazônia
>>> Como é fazer uma caminhada dentro da floresta Amazônica
>>> Cuidados básicos antes de viajar para a Amazônia
>>> 10 receitas com tapioca para relembrar a Amazônia (e outros lugares por aí)
>>> Amazônia sem medo: curta a viagem

E que tal estes livros sobre lugares lindos do Brasil e do mundo?

     

16 comentarios

  1. Adorei este post...
    Já está guardado nos meus favoritos. A Amazonia está no topo da minha lista.
    Abraços

    ResponderExcluir
  2. Tenho muita curiosidade para viajar para a Amazónia, em que altura do ano viajaram?

    ResponderExcluir
  3. Tenho muita curiosidade para viajar para a Amazónia, em que altura do ano viajaram?

    ResponderExcluir
  4. Tenho muita curiosidade para viajar para a Amazónia, em que altura do ano viajaram?

    ResponderExcluir
  5. Sempre tivemos muita curiosidade em conhecer a Amazônia, mas confesso que tenho medo dos animais por causa das crianças, coisas de mãe, rs. Acha que é possível e seguro viajar com eles?

    ResponderExcluir
  6. Fantástico seu post. Tenho muita vontade de conhecer a Amazônia.

    ResponderExcluir
  7. Medo de encontrar um bicho no meio do passeio haha, mas as paisagens e experiencia nessa viagem deve valer muito a pena. Vou conferir o post das formigas haha

    ResponderExcluir
  8. Em 2007 eu fiz a viagem de barco da Iberostar Gran Amazon e todo mundo me perguntava se eu era louca, se eu estava tentando pegar malária, febre amarela... mas foi a melhor viagem da minha vida!!!

    ResponderExcluir
  9. Acho a Amazônia um destino riquíssimo e ainda muito a ser explorado. Quero muito fazer esse passeio de barco. Valeu!

    ResponderExcluir
  10. Há muito que sonho com uma viagem como esta. Fazer este periplo de barco pelo Amazonas deve ser uma experiência unica. Quem sabe um dia não embarcarei numa aventura por estas bandas!

    ResponderExcluir
  11. sopa de piranha! como assim, q demais, deve ter um gosto peculiar e gostosa, ja q eh fresquinha...essa eh a vantagem de visitar lugares com rios generosos ne! me surpreendi com a informação de que Rio Negro não tem mosquitos, eu já iria super bem vestida, pois os mosquitos me amam para a minha infelicidade

    ResponderExcluir
  12. Que bacana você compartilhar a sua experiência. Estamos pensando em ir e levar a nossa pequena que fará 4 anos. Você acha perrengue? Já favoritei o seu post!. Amei!

    ResponderExcluir
  13. Esse post é super importante, principalmente para medrosas como eu que acha que a Amazônia vai ser só perrengue. Amei as dicas e já coloquei na minha lista de favoritos!

    ResponderExcluir
  14. Adorei seu texto, você deveria colocar ele em inglês também pois muita gente de fora procura dicas como essas, do nosso país.

    ResponderExcluir
  15. Adorei essa opção de ficar em um barco na Amazônia, um outro tipo de experiência que parece muito boa.

    ResponderExcluir

Gostou do que leu? Comente aqui ou compartilhe a postagem