Internet e telefone em voo - TAM

Os primeiros brasileiros a usar internet durante um voo doméstico viajarão hoje (28/10/10). Em um Airbus A321 com 220 assentos, os passageiros da TAM Linhas Aéreas poderão fazer chamadas telefÎnicas, enviar SMS e navegar na internet.

A TAM fechou um acordo com a OnAir, fornecedora de sistemas para uso de celulares em aviĂ”es. O sistema oferecido pela TAM permite que atĂ© oito passageiros façam ligaçÔes telefĂŽnicas ao mesmo tempo. Para dados e SMS, nĂŁo hĂĄ restriçÔes. Mas Ă© importante checar as taxas antes de sair usando o telefone, porque o serviço fica disponĂ­vel quando o aviĂŁo atinge a altitude de 4 000 metros, entrando em roaming internacional. Os proprietĂĄrios de smartphones tambĂ©m poderĂŁo acessar a internet. O custo do serviço serĂĄ definido pela operadora e a cobrança vai diretamente na conta de telefone do passageiro. Durante pousos e decolagens, os passageiros deverĂŁo manter seus aparelhos eletrĂŽnicos desligados.

Por enquanto, o sistema funciona em apenas uma aeronave que farå viagens em trechos longos dentro do território nacional, em rotas entre Guarulhos, Recife, Natal, Fortaleza e Porto Alegre. A TAM planeja ter mais aeronaves oferecendo o serviço no ano que vem.

A tecnologia foi testada e aprovada pela AgĂȘncia Nacional de Aviação Civil (Anac), pela AgĂȘncia Nacional de TelecomunicaçÔes (Anatel) e certificado pela European Aviation Safety Agency (EASA). Segundo a TAM, o sistema jĂĄ foi usado em mais de 135 000 voos para 356 cidades, conectando passageiros de 83 paĂ­ses com acordos de roaming com aproximadamente 200 operadoras de telefonia mĂłvel.

0 comentarios

Gostou do que leu? Comente aqui ou compartilhe a postagem