Postagens

Mostrando postagens de Julho, 2011

Festa da cerejeira em flor em Campos do Jordão

Imagem
Eu interrompo aqui minha série sobre o essencial de Foz do Iguaçu para dar uma dica muito legal, de um festival que começou ontem em Campos do Jordão.
Se você ainda não conhece essa charmosa cidade do Estado de São Paulo, está aí uma oportunidade excelente para uma viagem de fim de semana!
Campos do Jordãoentrou no clima oriental desde ontem, 30 de julho de 2011, para celebrar a 43ª Festa da Cerejeira em Flor, que se estende entre os dias 31/07, 06, 07, 13 e 14 de agosto, no Parque da Cerejeira. O Parque com bosque repleto de cerejeiras vai receber shows de música e dança, barracas onde o público poderá saborear a culinária japonesa como o sushi, sashimi, bento, tempurá, yakissoba, além de doces e artesanatos e lembranças da região, oficinas de origami, etc...

Procurando hotel em Campos do Jordão? Reserve pelo booking.com


Sobre a festa: a tradicional festa de Campos do Jordão relembra o “hanami”, as festividades do Japão para a florada das cerejeiras que marcam o ciclo de “renovação” de…

Receita de mousse de morango

Julho é o melhor mês para comprar morangos, por isso me inspirei e fiz uma mousse de morango deliciosa. Faça você também com essa receita:

Ingredientes
3 folhas de gelatina incolor sem sabor
1 lata de leite condensado (de preferência Leite MOÇA®)
a mesma medida (lata de leite condensado) de morangos frescos
2 colheres de sopa de suco de limão
3 claras batidas em neve

Calda
2 xícaras (chá) de morangos
meia xícara (chá) de suco de laranja
1 xícara (chá) de açúcar
gota de suco de limão

Como fazer:
Coloque a gelatina para amolecer em 3 colheres de sopa de água fria por alguns minutos.  A seguir, coloque em banho-maria até dissolver.
Bata no liquidificador, o leite condensado, os morangos, o suco de limão e a gelatina.
Acrescente as claras em neve e misture delicadamente.
Despeje em uma vasilha onde você vai servir a musse, e coloque na geladeira por pelo menos duas horas. Se preferir, pode também colocar a musse diretamente nas taças onde você vai serví-la.

Quando for servir, decore com morangos fres…

Outra receita de maionese rapida

Essa receita de maionese é mais rápida de fazer do que a receita que eu publiquei ontem. Se você não tem batedeira, ou simplesmente prefere usar o liquidificador, experimente essa receita de maionese:

Ingredientes:
1 ovo inteiro
1 colher de sopa de suco de limão
1 xícara de óleo de canola
1/4 de colher de chá de pimenta do reino
1/2 colher de chá de sal

Modo de fazer:
Despeje todos os ingredientes, menos o óleo, no liquidificador. Ligue e vá juntando aos poucos, em fio, o óleo, batendo até engrossar.
Rende aproximadamente 1 xícara de maionese.

Maionese caseira

Você já experimentou maionese feita em casa? É muito bom! Muito mais suave do que as industrializadas. Aqui vai uma receita de como fazer maionese em casa. A receita é simples, o segredo é ir juntando o óleo bem devagarzinho, batendo sem parar.

Você vai precisar de uma batedeira para o resultado ficar melhor, mas também é possível fazer com um batedor de ovos manual, mas haja prepara físico!, porque o ritmo da mexida precisa ser constante para você conseguir o ponto certo da maionese.

Ingredientes:
2 gemas
1 1/2 colher de chá de mostarda amarela
1 colher de sopa de vinagre
sal e pimenta do reino a gosto
2 xícaras de óleo de canola (ou 1 xícara de óleo e 1 xícara de azeite)

Modo de fazer:
Despeje todos os ingredientes, menos o óleo, em um recipiente. Misture tudo. Vá acrescentando, bem devagarzinho, e mexendo sempre, o óleo em filetes.
Quando você tiver despejado todo o óleo, continua batendo até obter uma consistência firme, de maionese.

Imperdivel em Foz: Parque das Aves

Imagem
Continuando minha série de posts sobre o essencial do turismo em Foz do Iguaçu, hoje minha dica é sobre o Parque das Aves, que também é um passeio imperdível, e fica bem próximo à entrada para o Parque Nacional do Iguaçu. É interessante porque dá para emendar o passeio às Cataratas com a visita ao Parque das Aves.
 No Parque das Aves, você vai caminhar por uma trilha na mata nativa, passando por vários viveiros em que os pássaros vivem soltos, voando por cima dos visitantes. Lá, tucanos voam e pousam ao seu lado, papagaios, araras e várias outras aves tropicais fazem um espetáculo colorido bem pertinho de você. É muito lindo! Nem na Amazônia eu vi esses animais de tão perto!
Entre as atrações, que você vai levar entre uma e duas horas para percorrer, além dos vários viveiros de aves integrados à floresta, há um borboletário, saguis, beija-flores e um setor de répteis, onde cobras e jacarés ficam a poucos metros dos olhares dos visitantes, mas nesse viveiro, é claro, visitantes não entra…

Inverno e caldo verde combinam

Sopa tradicional do inverno, o caldo verde é uma excelente pedida! Aprenda aqui uma receita de caldo verde.

1 colher de sopa de farinha de trigo
1 colher de sopa de manteiga ou margarina
Cebola picadinha
2 tabletes de caldo de carne, bem dissolvidos em 1 litro de água
2 a 3 de batatas picadas em cubinhos
1/2 maço de couve cortada bem fina
1 lingüiça calabresa defumada cortada em rodelas

Doure a farinha na manteiga, e refogue a cebola. Despeje o caldo de carne aos poucos, mexendo bem para não empelotar. Junte as batatas, deixando cozinhar em fogo baixo, com a panela tampada. Quando as batatas estiverem bem cozidas, amasse-as ou bata no liquidificador, para formar um creme. Acrescente a couve e as rodelas de calabresa até ferver.

Sirva quente, com um filete de azeite, e torradinhas para acompanhar.

Foz do Iguaçu - o essencial

Imagem
Muitos brasileiros e estrangeiros se perguntam sobre o que fazer em Foz do Iguaçu, quantos dias e onde ficar, quais os passeios turísticos imperdíveis, etc. Resolvi ajudar os turistas que querem conhecer uma das maravilhas de nosso país e fazer alguns posts com dicas e fotos mostrando o que fazer em Foz do Iguaçu.
Eu pessoalmente citaria três passeios imperdíveis em Foz do Iguaçu: as Cataratas (claro!!!!), o Parque das Aves e a hidrelétrica de Itaipu. Para quem gosta de compras, a cidade fica na tríplice fronteira com o Paraguai e a Argentina, mas eu não posso opinar sobre compras, pois fui a Foz do Iguaçu apenas para curtir as belezas naturais. Eu diria que um fim de semana prolongado (uns 3 ou 4 dias), ou feriado emendado, dão conta de conhecer as principais atrações do local.
Hoje falo sobre as Cataratas do Iguaçu:
Não tem como ir a Foz e não ir às Cataratas, todos os pacotes turísticos incluirão pelo menos uma ida ao Parque Nacional do Iguaçu.
No Parque Nacional, você vai descer u…

Doce de leite de maracuja

Imagem
Você adora doce de leite, mas quer inovar e fazer algo surpreendente? Então experimente essa receita deliciosa de doce de leite de maracujá. O azedinho do marcaujá quebra um pouco o excesso de doce do doce de leite.
Ingredientes:
1 xícara de polpa de maracujá azedo bem maduro com as sementes
3 / 4 de xícara de leite
1 lata de leite condensado (de preferência Leite Moça)
Folhas de erva cidreira ou hortelã para enfeitar

Bata o maracujá com o leite no liquidificador, peneire e misture o suco com o leite condensado. Cozinhe a mistura até soltar do fundo da panela, como se você estivesse fazendo um brigadeiro. Não exagere no ponto para não ficar duro demais.
Distribua pequenas porções em copinhos ou taças pequenas. Decore com uma ponta de folha de erva-cidreira ou hortelã. Guarde na geladeira até a hora de servir.
Dica de receita do belo e delicioso livro "Brigadeiros e bolinhas"

***

Tomates da minha horta

Imagem
Fiquei bem feliz agora que consegui criar tomatinhos cereja em casa...Compartilho com vocês as fotos e depois conto como consegui ter tomatinhos em casa.

Pudim de tapioca

Imagem
Essa receita eu fiz ontem, e o pudim hoje já acabou, de tão gostoso que é! Experimente essa receita

Ingredientes:
2/3 de xícara de chá de tapioca
2 xícaras de leite desnatado
1 garrafa de leite de coco (200 ml)
3 ovos
1 xícara de chá de leite em pó desnatado
4 colheres de sopa de açúcar
1 pacote de coco ralado (100 gr)
1 pitada de sal

Modo de preparar:
Deixe a tapioca de molho no liete desnatado por 15 minutos e reserve. Bata no liquidificador, em velocidade máxima, o leite de coco, 2 gemas, 1 ovo inteiro, o leite em pó, o açúcar, o coco ralada, o sal e a tapioca.
Bata as 2 claras em neve restantes com uma pitada de sal até obter picos firmes. Junte ao creme de tapioca.
Aqueça o forno em temperatura alta.
Despeje a mistura em uma fôrma, com furo no meio, previamente caramelizada*.
Leve ao forno em banho-maria por uma hora ou até que fiquem bem firme.
Quamdo esfriar, desenforme e coloque na geladeira até gelar.

*Como caramelizar a fôrma:
Segura a fôrma com uma luva ou um pano, polvilhe…

Creme brulee de goiaba

Imagem
Aí vai uma receitinha fácil de sobremesa, mas que vai parecer bem sofisticada (você só vai precisar ter um maçarico): Crême brûlée de goiaba

170 gr de goiabada
2 gemas
1/2 lata de creme de leite

Bata no liquidificador todos os ingredientes e coloque o líquido em pequenas fôrminhas de cerâmica (dá para umas 10 fôrminhas rasas). Leve ao forno em banho-maria por aproximadamente 10 minutos. Espere esfriar e leva para a geladeira por uma hora, pelo menos.
Quando for servir, polvilhe com açúcar e queime com o maçarico, para formar uma casquinha crocante de açúcar. Se preferir, pode servir apenas com canela.

Dica: você também pode decorar com pedacinhos de goiaba de verdade; ou folhinhas de hortelã.

Croquete de palmito pupunha

Imagem
Bolinhas, croquetes, friturinhas, são todas delícias para comer em momentos gostosos. Aí vai uma dica original para fugir da tradicional bolinha de queijo: receita de croquete de palmito pupunha! Uma delícia, e bem levinho

Ingredientes:
150 gr de palmito pupunha bem picadinho
2 colheres de sopa de requeijão
3 colheres de sopa de creme de leite
4 colheres de sopa de queijo parmesão ralado
1/3 de xícara de chá de cebola picada
1/4 de chá de manteiga
2/3 de xícara de chá de farinha de trigo
2/3 de  xícara de chá de farinha de rosca
3 gemas
sal, alho e pimenta do reino à vontade

Refogue a cebola e o alho na manteiga, adicione o palmito, o creme de leite, o queijo e o requeijão. Misture e acrescente as farinhas (separe um pouco da farinha de rosca para empanar os bolinhos). Deixe a massa esfriar um pouco, faça bolinhas com a massa, e passe-os na gema e na farinha de rosca. Frite em óleo quente no momento em que for servir.

Quer mais receitas de bolinhos? conheça o delicioso livro Brigadei…

Rosquinhas

Imagem
O inverno chegou com força em todo o Brasil, e nada melhor que rosquinhas quentinhas para curtir uma tarde deliciosa de frio, acompanhadas de um cafezinho gostoso. Aí vai uma receita fácil de rosquinha frita:

Ingredientes:
4 xícaras de chá de farinha de trigo
1 xícara de chá de açucar
1 colher de chá de noz moscada em pó
1/2 colher de sopa de fermento em pó
2 ovos
200 gr de margarina
3/4 de xícaras de chá de leite

Açúcar e canela a gosto para polvilhar as rosquinhas
óleo para fritar

Em uma tigela, peneire a farinha. Faça um buraco no meio e adicione aos poucos os ovos, a margarina e o leite, misturando tudo até obter uma massa homogênea. Faça uma bola e deixe a massa descansar um pouco para perder a umidade natural. Depois, abra com o rolo e recorte bolinhas  com um cortador redondo (ou um copo) e depois faça um buraco no meio de cada rosquinha.
Frite em óleo quente, em fogo baixo, até ficarem douradas. Retire as rosquinhas à medida que vão ficando prontas, e coloque em um prato com pa…

Linkwithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Booking.com

Booking.com