Açucar demais tira o gosto das outras coisas

Você sabe porque quando come algo muito doce alguns outros alimentos ficam com um gosto horrível?

Isso acontece porque sua língua passa um tempo entupida pelo açúcar (!!!). A língua tem pequenas estruturas em formato de cogumelo que são os botões gustativos. Eles contêm sensores nervosos, que enviam ao cérebro as informações sobre os sabores.

Quando você come algo muito doce, a saliva fica com uma concentração tão grande de açúcar que todas as papilas acabam cobertas de glicose. Qualquer outro alimento que você provar a seguir parecerá sem gosto. Essa sensação ocorre não apenas com o doce mas também com os outros sabores. “Se você experimentar algo muito salgado e em seguida um doce, também não sentirá o sabor”, explica Ricardo Ferreira Bento, otorrinolaringologista da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo. É por isso que os degustadores profissionais costumam beber um copo d’água ou comer um pedaço de pão entre um prato e outro. Isso serve para “limpar” os sensores de sabor.

Interessante, não? Agora você sabe que para apreciar os alimentos não deve nem exagerar no açúcar e nem no sal. Dica da Revista Superinteressante

0 comentarios

Gostou do que leu? Comente aqui ou compartilhe a postagem