O que é o cupuaçu

Se você não sabe o que é o cupuaçu, fruta da qual postei duas receitas de verão bem gostosas e refrescantes, aí vai um pouquinho sobre ela:


Cupuaçu, fruta símbolo da Amazônia. Parente do cacau, o cupuaçu é nativo da região e é usado para fazer doces, sucos, sorvetes, licores, geléias e o cupulate. Aliás, o cupuaçu mostrou ser um excelente par para o chocolate. Os bombons de cupuaçu são apreciados em todo o país.
Fruto do cupuaçueiro, árvore que atinge 20 m de altura, o cupuaçu é uma fruta grande, de formato ovalado. Pode chegar a pesar 2 kg e medir 30 cm de comprimento. A casca grossa tem cor castanho-escura, e a polpa é branca e carnuda, bem parecida com a do cacau. O sabor é agridoce. No mercado Ver-O-Peso, em Belém, é comum encontrar senhoras, de tesoura em nas mãos, separando a polpa da fruta das sementes e vendendo-as para o preparo de doces.

Leia mais
>>> Receita de verão: Pavê de cupuaçu
>>> Receita de verão: mousse de cupuaçu
>>> Viagem à Amazônia

Cupuaçu, fruto da Amazônia. Fotos: Google Search / Images

Ao lado do açaí, o cupuaçu rompeu as fronteiras da região Norte e conquistou paladares em todo o mundo. A fruta e suas variações fizeram tanto sucesso que em 2000, o cupuaçu foi o centro de um debate internacional sobre biopirataria, quando uma empresa japonesa (Asahi Foods) registrou o uso exclusivo dos nomes cupuaçu e cupulate na Europa, no Japão e nos Estados Unidos. O Governo Federal e ONGs brasileiras conseguiram cancelar o registro, retomando para o Brasil o uso do nome da fruta e de seu subproduto cupulate.

Fonte: http://lazer.hsw.uol.com.br/cozinha-brasileira-norte5.htm

0 comentarios

Gostou do que leu? Comente aqui ou compartilhe a postagem