Atacama: Como arrumar sua mala para evitar perrengue

Deserto do Atacama: o que levar na mala e o que vestir OU Como arrumar sua mala para evitar perrengue Deserto do Atacama: o que levar na mala e o que vestir

OU Como arrumar sua mala para evitar perrengue

Eu sempre quis ir para o deserto do Atacama, e finalmente consegui marcar a viagem. O lugar Ă© lindo, as paisagens sĂŁo muito variadas e diferentes do que estamos acostumados, mas a natureza lĂĄ Ă© um pouco mais hostil do que nas nossas felizes cidades brasileiras.

EntĂŁo, pra vocĂȘ fazer uma viagem gostosa ao deserto do Atacama e nĂŁo passar perrengue, aqui vĂŁo algumas dicas do que vocĂȘ precisa levar na mala para viagem

O Clima no deserto do Atacama

O clima na altitude do deserto do Atacama Ă© extremamente seco, por isso sua pele vai rachar, sua boca vai arder, e seu nariz pode sangrar. Para minimizar esse desconforto, leve um bom hidratante para o corpo e o rosto, e um daqueles bons protetores labiais que reconstituem a pele.

Eu indico esses aqui (e vocĂȘ pode comprar na Amazon clicando nas imagens)


E pra mim o melhor é com proteção solar:


Se vocĂȘ ficar em um bom hotel, vai ter tudo isso, mas vai que vocĂȘ nao se dĂĄ bem com o hidratante do hotel, melhor levar o seu jĂĄ na mala.

Proteja-se do sol

Protetor solar e Ăłculos escuros sĂŁo fundamentais tambĂ©m, porque vocĂȘ vai estar o tempo todo debaixo de sol, lembre, Ă© um deserto, nĂŁo hĂĄ muitas arvores por lĂĄ.

Qual fator de proteção eu devo levar? Bom, eu indico sempre pelo menos um FPS30, mas se vocĂȘ jĂĄ usa um protetor solar Fator 30, recomendo usar pelo menos um 50, porque vocĂȘ vai pegar muito sol, e repasse o filtro solar ao longo do dia.

O sol do Atacama! Lindo, luminoso!

Proteja-se do frio do deserto

Roupas: Roupas esportivas de maneira geral, mais fresquinhas durante o dia, e um bom corta-vento para o inĂ­cio da manhĂŁ e final da tarde. No passeio dos geysers (imperdĂ­vel), roupa tĂ©rmica para aguentar frio negativo de -10 graus Celsius (sim, menos 10!) com casaco de frio, daqueles acolchoados, meias e luvas de lĂŁ bem grossa ou tĂ©rmicas. E, se vocĂȘ tiver, protetor acolchoado de orelha (ou um cachecol bem grossinho) que Ă© uma delĂ­cia, impressionante a diferença que faz esquentar a orelha quando vocĂȘ estĂĄ com frio!


Hidratação: fundamental beber muita ĂĄgua! O hotel Tierra Atacama, onde ficamos, dĂĄ de brinde uma garrafinha de alumĂ­nio, dessas de esportes, para vocĂȘ encher nos bebedouros da entrada do hotel antes de sair para os passeios. Vai por mim, Ă© importante!

JĂĄ que falamos de ĂĄgua, vamos falar sobre banheiro...em alguns lugares, nĂŁo vai haver banheiro (nĂŁo Ă© a regra, mas pode acontecer), por isso se achar necessĂĄrio, vĂĄ preparada: papel na bolsa, protetor de calcinha e um frasquinho de ĂĄlcool gel sĂŁo boas pedidas para emergĂȘncias.

Deserto do Atacama: o que levar na mala e o que vestir OU Como arrumar sua mala para evitar perrengue
Atacama, vale do arco Ă­ris. CadĂȘ a vegetação?

Deserto do Atacama: o que levar na mala e o que vestir OU Como arrumar sua mala para evitar perrengue
Geyseres del Tatio: Sem luva, colocando a mĂŁo na fumacinha do geyser pra ver se esquenta.
Levando tudo isso, vocĂȘ vai estar pronto para uma excelente viagem para o deserto do Atacama. Ah, e acho que nem preciso dizer: leve cĂąmera fotogrĂĄfica ou um bom celular para fotos porque o Deserto do Atacama Ă© um dos lugares mais lindos e fotogĂȘnicos que eu jĂĄ conheci.

E se possĂ­vel, leve um carregador portĂĄtil extra  (Power Bank) para os passeios, para nĂŁo correr o risco de ficar sem bateria no meio do dia e perder Ăłtimas oportunidades para fotos.

VocĂȘ ama parques naturais e natureza? EntĂŁo leia tambĂ©m o que fazer na Chapada dos GuimarĂŁes  do blog Mundo Viajante

6 comentarios

  1. Muito importante saber como se vestir em um destino tão encantador e diferente como o Atacama. Ótimas dicas.

    ResponderExcluir
  2. Para o Atacama o mais importante Ă© ir com o espĂ­rito aberto para uma das melhores experiĂȘncias na vida :) E, claro, o agasalho, para que corra tudo bem :)))

    ResponderExcluir
  3. Post de utilidade pĂșblica! A primeira coisa que me vem a mente sobre o que levar para o atacama Ă© hidratante. rs
    para todos as partes do corpo... lĂĄbios, mĂŁos e rosto principalmente.

    ResponderExcluir
  4. Muito legais suas dicas de o que levar em uma viagem pelo Deserto do Atacama

    ResponderExcluir
  5. OlĂĄ!
    Nunca fui ao Atacama, mas estĂĄ nos meus planos. NĂŁo fazia ideia Ă© que podia ser tĂŁo frio e seco... Tenho de ir bem preparada.

    ResponderExcluir
  6. Ahh... nĂŁo dĂĄ para esquecer luva nĂŁo ! rs Muito bom post com dicas sobre o que levar para o Atacama, com certeza vai ajudar bastante nu mplanejamento de viagem.

    ResponderExcluir

Gostou do que leu? Comente aqui ou compartilhe a postagem